Você Não Está Aqui

SOBRE O ESPETÁCULO

Você Não Está Aqui. é um espetáculo que une performance, teatro e ilusionismo. Concebida pelo diretor Pedro Granato e pelo mágico Ricardo Malerbi, a peça convoca a participação da plateia. O ponto final do título é uma homenagem ao famoso texto “Pálido ponto azul” do astrônomo Carl Sagan, que propõe um convite a uma reflexão profunda sobre o que nos caracteriza. No espetáculo, intérprete e público buscam juntos o que poderíamos levar em uma missão para outro planeta.

 

O espetáculo é fruto de um longo trabalho de reflexão dos parceiros Pedro Granato e Ricardo Malerbi aprovado pelo edital PROAC. Eles pesquisaram diversas fontes científicas e filosóficas para conceber a peça e se debruçaram sobre estudos de pensadores consagrados como o físico Albert Einstein, o astrônomo Carl Sagan, assim como os últimos livros de ciências dos materiais ainda não traduzidos no Brasil, como o recém – premiado pelo Royal Society “StuffMatters” de Mark Miodownik.

 

O aparente desejo de conhecer e habitar outros planetas é uma das inspirações de Você Não Está Aqui. A NASA anuncia evidências de água liquida em Marte na mesma semana em que grandes estúdios lançam um filme de ficção no planeta vermelho com  suporte da NASA. A empresa planeja missões tripuladas para Marte nas próximas décadas. Atualmente o projeto “MarsOne” (http://www.mars-one.com), por exemplo, promete uma expedição só de ida para Marte em 2025.

 

Mais de 200 mil pessoas se inscreveram, dos 100 candidatos escolhidos na última etapa, 24 deles serão selecionados para que equipes de quatro tripulantes possam ser enviadas a Marte. O objetivo é formar uma “colônia no planeta vermelho”. Antes de irem para o espaço, os colonizadores terão de participar de um reality show perante o mundo todo.

 

 “Como ainda usamos o termo colônia depois de séculos de experiências desastrosas?” provoca Ricardo. “A forma como a seleção da tripulação se dá impressiona por carregar uma experiência tão simbólica para a humanidade de valores muito questionáveis de nossos dias” comenta o diretor Pedro Granato.

Espetáculo imersivo Você Não Está Aqui. convida a plateia a ver a Terra a partir de outra perspectiva e preparar uma missão espacial para Marte. Ricardo Malerbi conduz um processo de seleção de tripulantes e materiais que coloca em questão nossos valores.

FICHA TÉCNICA

Texto: Pedro Granato e Ricardo Malerbi

Direção: Pedro Granato

Elenco: Ricardo Malerbi

Participação Especial: Vladimir Rocha

Cenário: Diego Dac

Luz: Beto de Faria

Figurino: Jade Marinera

Trilha Sonora: Fil Pinheiro

Assistente de direção e operação de luz: Gabriel Tavares

Consultoria científica: Otávio Dias

Produção: Victória Martinez

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA

14 anos

DURAÇÃO

70 minutos

TEMPO DE MONTAGEM

4h

TEMPO DE DESMONTAGEM

3h